estufas para laboratorio

Tipos de estufas para laboratório

Existem alguns tipos de estufas para laboratório disponíveis na Rhomos. Veja a seguir as características e funcionalidades de cada uma delas.

 

  • Estufa de Secagem – Analógica: este tipo de estufa para laboratório é indicado para realizar atividades de secagem de materiais e instrumentos de trabalho, assim como controles de qualidade. É um equipamento bastante resistente, com a câmara e almofada interna da porta em aço inoxidável 430. Possui sistema de convecção natural de ar. Além disso, conta com sistema de aquecimento em sua base e nas suas laterais. A vedação da porta é feita de forma perfeita com silicone. Também possui 2 trilhos para movimentação de bandejas.

 

  • Estufa de Esterilização e Secagem – Analógica: tipo de estufa ideal para ser utilizado em laboratórios, clínicas, consultórios, farmácias de manipulação, centros de podologia, instrumentos cirúrgicos, clínicas veterinárias, entre outros. Sua câmara e almofada interna da porta possuem aço inoxidável 430, com sistema de convecção natural de ar, sistema de aquecimento em sua base e nas suas laterais. Possui porta com sistema magnético para garantir o fechamento perfeito.

 

  • Estufa de Secagem – Digital: estufa perfeita para secagem de materiais. Seu diferencial está no termostato digital, necessário para que seja feito o controle de temperatura. O termostato funciona por meio de um sensor PT100 até 200°C. A estufa recebe um acabamento delicado e resistente, com câmara e almofada interna da porta em aço inoxidável 430. Possui um sistema de aquecimento por convecção natural de ar. Possui 3 trilhos na câmara interna para movimentar bandejas.

 

  • Estufa de Secagem Digital Timer Micro Processada: este é um tipo de estufa indicado para que seja feita a secagem de instrumentos, materiais e também para controles de qualidade. É uma estufa micro processada, possui timer, câmara e almofada interna da porta feita com aço inoxidável 430. Possui um sistema de convecção natural de ar, além de sistema de aquecimento em sua base. A temperatura de trabalho é de até 200°C. Conta com sistema bivolt de tensão para alimentação.
  • Estufa de Esterilização e Secagem Digital Timer Micro Processada: é um tipo de estufa indicado para ser utilizado em consultório médico, odontológico, laboratórios, farmácias de manipulação, entre outros. Possui a estrutura reforçada com timer, câmara e almofada interna. É feita com aço inoxidável 430. Conta com sistema de convecção natural de ar, aquecimento feito por duas resistências tubulares blindadas na base. Acompanha uma prateleira. A indicação da temperatura é feita através de um termômetro digital.

 

 

  • Estufa de Cultura Bacteriológica com Circulação Forçada de Ar: é um tipo de estufa indicado para ser utilizado em laboratórios de microbiologia, ambientes clínicos, indústrias químicas, indústrias alimentícias e universidades. Seu diferencial é contar com prateleiras. Tem iluminação na câmara de trabalho, trilhos internos para movimentar a bandeja, termostato de segurança e porta com fecho magnético.

 

Para que servem as estufas de laboratório?

As estufas são feitas para conter o calor interno e manter a temperatura correta para os materiais de trabalho. Os equipamentos são indispensáveis em ambientes de laboratório. Para informar o operador, todos os modelos possuem um termômetro externo.

 

A Rhomos oferece as melhores estufas do mercado, desenvolvidas com material de qualidade, feitas em vários tamanhos e para diversas finalidades. Fale conosco e escolha a estufa perfeita para o seu tipo de negócio!

mecanico-industrial

Qual a longevidade de uma estufa industrial?

Para dizer qual é a longevidade de uma estufa industrial, é preciso perceber que, como não se trata de um equipamento com prazo de validade, muitos fatores podem influenciar para prolongar a vida útil ou reduzir o tempo de trabalho desta ferramenta tão importante nos processos industriais.

Não é errado pensar que a longevidade de uma estufa industrial está diretamente ligada com a forma como ela é usada e com a manutenção que ela recebe. Como as estufas são equipamentos feitos para acumular calor e manter a temperatura programada, caso não estejam cumprindo bem o seu papel e registrando queda de temperatura e de rendimento, alguma atitude deve ser tomada imediatamente para determinar e manter a longevidade da estrutura.

Podemos destacar que a vida útil de uma estufa industrial é estimada através dos seguintes itens:

  • Qualidade do equipamento;
  • Uso correto e adequado do equipamento;
  • Manutenção preventiva e corretiva;
  • Recuperação e reforma da estufa, quando for necessário.

Todos estes requisitos fazem diferença no tempo de vida útil de uma estufa e, quando eles são levados em consideração, pode-se dizer que a longevidade de uma estufa industrial é muito grande, praticamente incalculável.

 

Como manter a longevidade da estufa industrial?

A manutenção é a palavra-chave para garantir a longevidade de uma estufa industrial. Somente com práticas preventivas programadas é possível fazer um equipamento durar bastante, sem apresentar problemas.

Sobre os benefícios da manutenção para o tempo útil de uma estufa industrial, é importante destacar que:

– A manutenção preventiva mantém a estufa sempre com boa estrutura, ajustando a potência correta, verificação da temperatura de trabalho, troca das prateleiras danificadas, observação de fuga de calor, cálculo do tempo de resposta da estufa, reparos nos acabamentos de proteção, entre outros;

– A manutenção corretiva é necessária para reparar imediatamente problemas que podem parar a produção ou inutilizar o equipamento, causando imensos prejuízos;

– A manutenção, de uma maneira geral, deve estar programada por uma indústria e contar com uma equipe profissional terceirizada, especializada e cuja finalidade de negócio seja controle, ajuste, manutenção e recuperação de estufas industriais.

As estufas industriais sofrem desgaste natural do trabalho e também da sua natureza de composição, já que precisam alcançar e manter altas temperaturas para que a atividade seja produtiva e eficiente.

A temperatura elevada já é um fator suficiente pare que a troca de componentes da estufa seja feita com certa frequência. O mau uso do equipamento também gera desgastes e causa problemas, sendo necessário contar com o apoio da equipe e com o espírito de colaboração dos funcionários para que o equipamento não seja danificado.

Como é possível observar, a longevidade de uma estufa industrial depende do ambiente em que ela se encontra, das pessoas que a utilizam, mas principalmente da manutenção que ela recebe.

 

Rhomos: Manutenção e Recuperação de Estufas Industriais

A Rhomos possui uma equipe experiente para garantir a longevidade da sua estufa industrial. Nossa equipe trabalha com processos inovadores e tecnológicos para apresentar as melhores opções de manutenção preventiva e corretiva, necessárias para que o equipamento funcione bem e por muito tempo.

Entre em contato com a nossa equipe e obtenha informações detalhadas de como manter a longevidade da estufa da sua empresa! Nosso compromisso é com você!

Estufa Especial

Saiba a importância da manutenção de seus equipamentos industriais

Em empresas modernas, que possuem programas e políticas internas que valorizam a importância da manutenção de seus equipamentos industriais, os gestores conseguem identificar falhas e corrigir erros antes de colocar em risco todo o processo de produção.

Uma equipe de manutenção deve estar preparada para exercer sistematicamente dois modos de trabalho:

Manutenção preventiva: realizar o serviço necessário para evitar redução do desempenho dos equipamentos industriais, impedir que as máquinas parem de funcionar ou que gerem prejuízos ao meio ambiente e coloquem em risco a integridade física/segurança da equipe.

Manutenção Corretiva: realizar o serviço necessário para que um equipamento com problema, que esteja parado ou com desempenho irregular, volte a funcionar imediatamente, para dar prosseguimento ao processo produtivo e reduzir prejuízos.

A Manutenção Preventiva e a Manutenção Corretiva devem ser feitas por equipes profissionais e têm o objetivo de evitar prejuízos para uma indústria, o que, em outras palavras, quer dizer: aumentar o lucro da empresa!

Por que é preciso fazer a manutenção de equipamentos industriais?

O uso cotidiano e rotineiro dos seus equipamentos industriais gera desgaste e causa degeneração de peças e componentes, sendo que tudo isso é natural, consequência da própria atividade da indústria.

A importância da manutenção dos seus equipamentos industriais está ligada ao controle de trabalho e produção, que não pode render pouco e, muito menos, parar por falta de equipamentos.

Infelizmente, o setor industrial registra muitos casos de inúmeras horas paradas, com o setor produtivo estacionado, pagando para funcionários que não estão em atividade justamente porque uma máquina importante está “quebrada”.

A gestão moderna e eficiente coloca o custo da manutenção preventiva e corretiva somada à importância de manter a produção ativa e operante, e percebe que o investimento feito em prevenção é muito menor do que o custo gerado por equipamentos danificados, linha de produção parada, atraso na entrega do trabalho, ordens de serviço que não são cumpridas corretamente e insatisfações geradas para os clientes.

A manutenção de equipamentos industriais deve executar trabalhos para aumentar sua vida útil e produtiva, considerando:

  • Sistemas Elétricos;
  • Sistemas Eletrônicos;
  • Sistemas Mecânicos.

Dentro deste cenário, o serviço de manutenção se tornou uma rotina industrial. Veja quais são os prejuízos causados pela falta de manutenção nos seus equipamentos industriais:

  • Perda temporária ou definitiva de máquinas e ferramentas de trabalho;
  • Serviços que são entregues com atraso, o que compromete a relação com o cliente;
  • Acúmulo de serviço e sobrecarga da produção;
  • Pagamento dobrado ou triplicado aos funcionários, quando eles ficam sem trabalhar por falta de equipamento e quando eles precisam fazer horas-extras para recuperar o atraso.

Como evitar problemas por falta de manutenção industrial?

A maioria das empresas que já sabe a importância da manutenção para seus equipamentos utiliza um cronograma de trabalho, detalhado e elaborado, que compreende todas as máquinas necessárias para que a produção esteja sempre ativa e gerando bons resultados.

Também é uma prática comum realizar a manutenção preventiva e manutenção corretiva com empresas parceiras, em serviços terceirizados, para trabalhar com uma opção de gestão eficiente, na qual a empresa dedica sua equipe e diretoria para buscar lucro através da sua atividade principal enquanto os serviços paralelos são destinados para empresas especializadas em manutenção.

Rhomos: Manutenção e Reforma de Fornos Industriais

A Rhomos trabalha com inovação e tecnologia para oferecer as melhores práticas de manutenção de fornos industriais. Através de uma equipe experiente e dedicada, a manutenção preventiva, corretiva e, até mesmo, as reformas completas de fornos industriais contribuem para manter a indústria competitiva no mercado.

A equipe da Rhomos faz manutenção e serviços de correções em fornos industriais de empresas que não estão satisfeitas com o resultado de seus equipamentos. Entre em contato com a equipe de atendimento da Rhomos e solicite uma visita!

Estufa de Secagem - Analógica

Conheça nossa linha de estufas e saiba qual é a mais adequada ao seu propósito

A Rhomos é uma empresa que preza pela inovação e tecnologia. Entre seus produtos estão:

As estufas são equipamentos projetados para acumular calor e conter a temperatura elevada em seu interior. Dessa forma, a temperatura aumenta de forma considerável na parte interna do equipamento, possibilitando o seu uso para tratamento térmico de materiais.

Para que elas sejam montadas, é necessário empregar uma caixa para abrigar o calor e uma fonte de energia, utilizada para elevar a temperatura que será mantida na estufa. Essa fonte de energia costuma ser elétrica.

Através do calor fornecido pela eletricidade, é possível deixar o interior da estufa em temperatura elevada, em condições ideais para realizar o trabalho desejado. As temperaturas elevadas e concentradas são importantes para diversos tipos de atividades, principalmente no setor industrial.

Estufas Industriais

As estufas industriais são utilizadas em áreas diferentes de produção, cada uma com finalidades próprias. Muitas plantas industriais utilizam estufas para garantir a produção, entre as quais estão empresas do setor de tintas, energia, petróleo, eletrônicos, materiais e muitos outros.

A Rhomos oferece aos seus clientes uma linha completa de estufas industriais. Confira os nossos modelos abaixo:

– Estufa Portátil RH E-3

– Estufa Portátil RH E-10

– Estufa RH E-50

– Estufa RH E-100

– Estufa RH E-200

– Estufa RH E-300

– Estufa RH E-500

– Estufa RH Oxiacetileno

As estufas industriais variam de tamanho, capacidade, potência, temperatura para trabalho e número de prateleiras disponíveis. São opcionais para o cliente o sinalizador sonoro, a ventilação forçada, o timer, o controlador digital de temperatura e o certificado de calibração.

Estufa para Laboratório

As estufas para laboratório são projetadas para acumular calor em sua parte interna. Com a temperatura elevada e concentrada é possível manter em condições adequadas os materiais de trabalho de um laboratório.

No ambiente laboratorial, é indispensável ter uma estufa para muitas finalidades. O equipamento vem com um termômetro externo. A temperatura da estufa para laboratório não apresenta alterações significativas e, como é estável, se mostra adequada para várias finalidades.

É muito comum encontrar estufas para laboratórios em consultórios odontológicos, clínicas médicas, clínicas veterinárias, centros de estética, farmácias de manipulação e laboratórios em geral. O equipamento é utilizado para secar substância sólida, evaporar líquidos lentamente, armazenar substância líquida em temperatura controlada, secar vidrarias e muitas outras atividades.

Normalmente, a estufa para laboratórios é escolhida de acordo com o seu tamanho para as funções de esterilização e secagem. A Rhomos tem uma linha completa de estufas para laboratórios. Confira os modelos:

– Estufa de Secagem – Analógica

– Estufa de Esterilização e Secagem – Analógica

– Estufa de Secagem – Digital

– Estufa de Secagem – Digital Timer Micro Processadas

– Estufa de Esterilização e Secagem – Digital Timer Micro Processadas

– Estufa com Circulação e Renovação Forçada de Ar

– Estufa de Cultura Bacteriológica

– Estufa de Cultura Bacteriológica com Circulação Forçada de Ar

A Rhomos tem a estufa ideal para você

Se você está precisando de Estufa Industrial ou Estufa para Laboratório, entre em contato com a Rhomos. Temos diversos modelos disponíveis e perfeitos para todos os tipos de atividades. Fale agora com a nossa equipe de atendimento!

40431-1024-1024

Qual a vantagem de uma solda prata em relação aos outros consumíveis para solda?

A solda prata se destaca entre os consumíveis para solda por causa de sua amplitude de aplicação. As possibilidades de utilização da solda prata em relação a outros tipos de consumíveis são muito maiores.

A solda prata pode ser utilizada, entre outras coisas, em ar-condicionado e refrigeradores em geral, instrumentos cirúrgicos, óculos, aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos, joias e bijuterias, instrumentos musicais e até mesmo em tubulações.

A vantagem da solda prata em relação aos outros consumíveis é a qualidade da solda, a beleza estética do material após receber os pontos de solda e sua usabilidade em uma grande quantidade de materiais diferentes.

Veja uma lista de vantagens da solda prata:

  • Muitas possibilidades de aplicação;
  • Resistência;
  • Durabilidade;
  • Mantém as qualidades estéticas do material;
  • Acabamento perfeito.

Formação da Solda Prata

A solda prata é formada pelos componentes químicos Prata e Cobre. Além destes dois elementos, é comum conter:

  • Zinco;
  • Estanho;
  • Cádmio;
  • Níquel;
  • Silício.

A solda prata é utilizada para unir materiais que contenham ferro e é apresentada em diversas formas, como veremos a seguir.

Como está disponível a solda prata?

A solda prata está disponível comercialmente em diversos formatos, e cada um deles é destinado para um tipo de aplicação. Confira:

Vareta Solda Prata: material no formato de vareta, que oferece ao operador de solda muitas possibilidades de aplicação. Porém, as varetas não são indicadas para unir materiais feitos de alumínio e magnésio. A vareta de solda prata é muito utilizada em refrigeradores, ar-condicionado, geladeiras, componentes cirúrgicos, instrumentos musicais e bijuterias.

Lâmina Solda Prata: material no formato de lâmina, feito de prata e cobre. É comum encontrar outros elementos como zinco ou níquel. É utilizado para que o operador de solda faça uma liga perfeita entre um material de ferro e um material que não contenha ferro. Mais uma vez, alumínio e magnésio aparecem como exceção para este tipo de solda.

Fio Solda Prata: material feito no formato de fio e à base de prata. É amplamente utilizado por operadores de solda que precisam fazer mais de dois pontos de solda, desde que eles sejam independentes. Sua aplicação mais comum acontece em componentes elétricos. As principais vantagens do fio solda prata são resistência e beleza. Este tipo de solda é muito utilizado em materiais que prezam pelas caraterísticas estéticas, como óculos e joias, pois o acabamento é perfeito.

Fluxo Solda Prata: material desenvolvido para soldagem forte. Sua composição foi elaborada para unir aço, cobre, bronze ou latão. Conhecida como ‘branzing’, essa forma de solda é exclusivamente feita de solda prata.

Veja considerações técnicas sobre este tipo de solda:

Temperatura de fusão: 427°C

Temperatura de ativação de fluido: entre 539°C e 871°C.

Onde encontrar solda prata de qualidade?

A Rhomos é uma empresa que se tornou referência em consumíveis para solda. Você vai encontrar solda prata de todos os tipos oferecidos no mercado.

Entre em contato com a equipe de atendimento da Rhomos e veja como a solda prata pode oferecer muitas vantagens para o seu trabalho, além de atender perfeitamente sua necessidade.

verao-mais-quente-dos-ultimos-anos

Quantos graus uma estufa industrial pode suportar?

As estufas industriais são componentes de extrema relevância para diversos processos de produção e controle de qualidade. Estes equipamentos apresentam configurações específicas para cada setor ou atividade.

Basicamente, as estufas agem como equipamentos destinados ao aquecimento, focados em objetivos industriais, como curas, desumidificação e homogeneização de materiais, substâncias e produtos. Para cumprirem com estas funções de forma plena e com qualidade, as estufas precisam ser projetadas com excelência técnica e correto dimensionamento.

Para escolher a estufa ideal para cada setor, é importante consultar um especialista e conhecer a fundo as atividades que serão desempenhadas pelo equipamento no setor industrial. Vale dizer que as estufas são frequentemente empregadas em:

  • Secagem;
  • Cura;
  • Maturação;
  • Polimerização;
  • Desidratação;
  • Entre outros Processos.

As estufas são encontradas em indústrias das áreas alimentícia, têxtil, metalúrgica, farmacêutica, química, etc. Para cada setor existe uma especificação adequada.

Quais são as temperaturas de trabalho das estufas?

Como já mencionado, existem diversos tipos de estufas industriais, e cada um deles apresenta especificações técnicas em conformidade com a demanda do cliente. Em geral, é possível encontrar estufas projetadas para alcançarem temperaturas de até 600°C.

Outros modelos bastante comuns nas indústrias são de estufas que chegam a 125, 200, 250 ou 300 graus Celsius. Todas as estufas são eficientes, apresentam isolamento e seguem as principais normas de segurança do mercado nacional, além de serem corretamente dimensionadas para a finalidade esperada pelo cliente.

Modelos de Estufas Rhomos

A Rhomos possui um amplo portfólio de estufas para o segmento industrial. Nossos produtos são dotados de alta tecnologia.

Conheça alguns de nossos modelos:

Estufa RH Oxiacetileno – Equipamento que possui tensão de trabalho de 220 ou 380 volts e temperatura ajustável de 300 graus. O modelo é fabricado com 3 divisórias. Oferece certificado de calibração como opcional.

Estufa RH E-500 – Esta estufa tem capacidade para até 500 Kg, potência de 7500 Watts, temperatura de trabalho de 300ºC e controle de temperatura por termostato analógico regulável. Possui 6 prateleiras removíveis e opcionais como sinalizador sonoro, ventilação forçada e controlador de temperatura digital duplo display.

Estufa RH E-200 – Equipamento com capacidade de 200 Kg, potência de 2000 Watts, controle de temperatura por termostato analógico regulável e temperatura de trabalho de até 250ºC. Modelo produzido com chapa de aço carbono 1020 e com 4 prateleiras removíveis.

A Rhomos é uma empresa especializada em fornos, estufas e soldas, com vasta experiência e credibilidade no mercado nacional. Trabalhamos pela excelência na produção de equipamentos de aquecimento e oferecemos as mais qualificadas estufas industriais para todos os fins.

Entre em contato com a nossa equipe de atendimento, solicite um orçamento e tire todas as suas dúvidas sobre as estufas industriais disponíveis. Na Rhomos, você tem a certeza de adquirir equipamentos de alta qualidade para aprimorar os processos produtivos da sua indústria.

Forno RH E-1500 ESPECIAL (2)

Os principais segmentos que usam um forno industrial

Entre os vários equipamentos indispensáveis para a produtividade e a eficiência de indústrias de diversos segmentos, os fornos industriais figuram como elementos-chave, que colaboram diretamente em diversos processos, como os de secagem, cura e processamento térmico e químico.

Estes fornos estão presentes em indústrias metalúrgicas, aeroespaciais, de usinagem, entre outras, e encontram inúmeras finalidades de aplicação, seja na preparação de materiais ou no alcance do resultado final esperado na fabricação de produtos.

O grande benefício dos fornos industriais é que eles são extremamente versáteis e funcionais, encontrando espaço em indústrias que trabalham com grandes e pequenos volumes de peças e produtos. As especificações de cada forno industrial se encaixam perfeitamente para cada nicho de mercado, levando em consideração a real necessidade do cliente em termos de temperatura, tamanho e configuração do forno.

Como os fornos industriais são utilizados atualmente?

Os fornos industriais são amplamente utilizados em atividades como:

  • Processamento químico;
  • Processos de Usinagem;
  • Indústria de Eletrônicos;
  • Produção de alimentos;
  • Pré-tratamento e pinturas de materiais;
  • Soldas de Montagem;
  • Secagens em geral.

Os principais modelos de fornos industriais do mercado são os destinados à cura, que provocam reações químicas por meio de temperaturas específicas; e à secagem, que atuam para remover a umidade. Além disso, também existem os fornos que trabalham com funções combinadas de cura e secagem no mesmo equipamento.

Normalmente, os fornos industriais são projetados com zonas de aquecimento e de arrefecimento, além de garantirem funções específicas para um rigoroso controle de temperatura.

Um uso bastante comum do forno industrial é na indústria aeroespacial, ambiente no qual é importante para o processo de fabricação de peças, a partir do tratamento e recozimento do metal. Nesse setor, os fornos são usados para reforçar as peças.

Características dos fornos industriais modernos

No passado, era comum que as indústrias utilizassem fornos à base da queima de combustíveis. Hoje, no entanto, esse perfil de forno é considerado obsoleto e prejudicial ao meio ambiente. Por isso, as novas características do forno industrial estão concentradas nas tecnologias para funcionamento elétrico.

O forno industrial elétrico é considerado eficiente, silencioso e com maior controle, precisão e consistência de aquecimento. Os fornos industriais modernos contam com controladores inteligentes, que podem ser empregados no processo produtivo ​​para assegurar a temperatura ideal. Estes fornos apresentam desempenho superior e garantem economia para as indústrias.

Para cada segmento industrial é possível encontrar uma solução personalizada de forno, com o objetivo de alcançar uma maior eficiência e uma cobertura mais ampla para os processos de produção.

Confira os modelos de fornos industriais da Rhomos, que são referência em longa vida útil, eficiência e qualidade. Contamos com modelos diversificados, com variadas capacidades, potências, temperaturas de trabalho, tensões e tipos de controladores de temperatura.

Os fornos ainda podem conter opcionais importantes, como sinalizador sonoro, ventilação forçada e timer temporizador digital. Rhomos, tecnologia de estufas, fornos e soldas!

Untitled-1

Principais produtos fabricados em um forno industrial

Em qualquer atividade de produção em grande escala, é preciso investir em equipamentos que correspondam à demanda e que garantam a capacidade técnica ideal para o trabalho dos funcionários. O forno industrial é um equipamento que atende perfeitamente às necessidades das empresas, já que otimiza processos, agiliza tarefas, reduz o custo de produção e é elaborado para causar o menor impacto possível ao meio ambiente.

Em determinadas áreas da indústria, os fornos oferecem mais competitividade ao empresário, já que os equipamentos são devidamente projetados e personalizados para setores específicos.

Os fornos industriais modernos são equipamentos dotados de tecnologia de ponta e que, atualmente, realizam, pelo menos, 4 tarefas no mercado brasileiro.

Para que servem os fornos industriais?

Os fornos industriais estão inseridos em etapas muito importantes do processo produtivo, promovendo o aquecimento correto de materiais. Eles são fundamentais nos seguintes segmentos de negócio:

  • Cozimento;
  • Secagem;
  • Fusão;
  • Tratamento térmico.

Os fornos industriais conseguem atingir perfeitamente estes objetivos, desde que sejam manuseados por operadores devidamente capacitados. Nesta perspectiva, confira quais são os produtos que precisam passar por um forno industrial!

Produtos feitos por forno industrial

O forno industrial é indispensável para a indústria alimentícia, metalúrgica, cerâmica, vidreira, entre outras áreas. É comum encontrarmos produtos que precisam ser finalizados com o suporte de um forno industrial no processo produtivo. Confira alguns produtos que exigem o uso de forno industrial:

  • Produtos feitos de barro;
  • Objetos feitos de vidro;
  • Na metalurgia, para a fundição de metais.

Por que é importante ter um forno industrial de qualidade?

A finalidade do forno industrial é fornecer calor, seja através do uso de combustíveis ou de eletricidade. O calor é enviado para serpentinas que ficam meticulosamente posicionadas dentro do forno, para que o calor compense qualquer tipo de perda que possa haver no processo produtivo.

O forno industrial é um equipamento perfeito, modelado para que não haja falhas. O calor do forno industrial é intenso e medido de acordo com a função do forno, o que viabiliza os processos de quebra de moléculas que ficam aquecidas com o forno ligado, permitindo o alcance do objetivo, que vai desde a fundição de metais até as operações de destilação, por exemplo.

Em um processo de produção, investir em um forno industrial de qualidade é fator decisivo para obter sucesso e lucro em toda a jornada do negócio. Segundo especialistas, os fornos necessitam de atenção especial, já que estão em destaque dentro do ciclo de trabalho e representam cerca de 25% do total do investimento de uma empresa.

Além disso, o forno industrial é considerado o limite do processo, pois é responsável pela conclusão do trabalho. Se o forno não tiver a qualidade exigida, as características dos produtos finais não serão ideais, podendo prejudicar ou levar à perda de metais não fundidos e peças e materiais mal acabados

A Rhomos oferece as melhores opções de fornos industriais do mercado. Nossa equipe de vendas está amplamente capacitada para explicar para você qual é o forno industrial recomendado para o seu negócio. Entre em contato conosco!

estufa

Principais diferenças de uma estufa para esterilização e uma para secagem?

Uma das principais maneiras de esterilização é através do calor a seco, feita de forma mais comum, com o apoio de uma estufa de ar quente. Esse tipo de estufa para esterilização aplica sobre o material o calor seco, que não tem um elevado poder de penetração, como acontece com o calor que possui bastante umidade.

Nessa condição, a estufa de esterilização utiliza uma temperatura extremamente elevada. O tempo de exposição da peça em uma estufa de esterilização também é prolongado.

Para que deve ser utilizada uma estufa de esterilização

A estufa de esterilização é indicada para ser utilizada em muitos locais, entre os quais podemos citar:

  • Consultório médico;
  • Consultório odontológico;
  • Clínicas estéticas;
  • Laboratórios;
  • Centros de tratamento de podologia;
  • Farmácias de manipulação;
  • Para instrumentos cirúrgicos;
  • Clínicas veterinárias.

Alguns cuidados necessários com a esterilização

Para utilizar corretamente a estufa de esterilização, é importante tomar algumas precauções. Uma delas é adotar as temperaturas corretas para cada material, já que o calor excessivo pode causar danos a alguns componentes. Um exemplo clássico é o aço, que quando exposto ao calor excessivo, acaba perdendo a têmpera.

Como é a estufa de esterilização?

A estufa de esterilização possui uma câmara e tem a almofada interna da porta feita com aço inoxidável. Também possui sistema de convecção natural do ar. Essa estufa conta ainda com um sistema eficiente de aquecimento, que funciona tanto nas laterais quanto na base do equipamento.

Como utilizar corretamente todos os tipos de estufa

Tanto para preservar o equipamento como para usar adequadamente as funções de uma estufa, seja ela de esterilização ou de esterilização/secagem, é fundamental tomar todos os cuidados, entre os quais podemos citar:

  • Fazer a higiene completa dos artigos que serão esterilizados na estufa;
  • Providenciar o aquecimento prévio da estufa;
  • Usar as embalagens adequadas para os materiais;
  • Colocar a quantidade correta de material na estufa para não atrapalhar a circulação de ar;
  • Não sobrepor materiais;
  • Calcular corretamente a temperatura;
  • Não deixar que o termômetro encoste nos materiais que estão na câmara da estufa;
  • Deixar a estufa completamente fechada durante o procedimento de esterilização.

Como é a estufa de secagem?

A estufa de secagem faz parte do equipamento, e sua função está disponível juntamente com a estufa de esterilização, formando uma unidade que se chama estufa de esterilização e secagem.

Por ouro lado, também existe somente a estufa de secagem disponível no mercado, cuja função é promover adequadamente a secagem de instrumentos e materiais, além de ser usada em controles de qualidade. É um equipamento bastante comum, encontrado com facilidade em:

  • Consultório médico;
  • Consultório odontológico;
  • Centros de estética;
  • Laboratórios;
  • Clínicas veterinárias;
  • Entre outros.

Características técnicas da estufa de secagem

A estufa de secagem possui câmara e almofada interna da porta em aço inoxidável. Ela também tem convecção natural de ar. Seu sistema de aquecimento está nas laterais e em sua base.

A diferença entre os dois tipos de estufa está justamente em suas funções, já que uma serve para esterilizar materiais e instrumentos, enquanto a outra serve para secar materiais e instrumentos.

Quer saber mais? Entre em contato com a equipe de vendas da Rhomos! Nós contamos com os principais tipos de estufas do mercado.

The image of a industrial furnace

Conheça os detalhes de um forno industrial

Se você está interessado em conhecer melhor um forno industrial, é importante saber as dimensões, a temperatura, o espaço disponível, a finalidade de uso, entre outras informações relevantes. Com todos esses dados nas mãos, fica mais fácil escolher o equipamento mais adequado para sua atividade.

Existe um forno para cada segmento de negócio, e sempre é necessário saber o quanto você está disposto a investir para profissionalizar a sua atuação. Veja abaixo algumas informações básicas sobre forno industrial e conheça duas opções.

Qual é o forno industrial ideal para você?

O forno industrial serve para promover o aquecimento e ressecagem de materiais que façam parte do seu ramo de negócios. Os fornos elétricos são tendência na indústria, e são capazes de suprir a demanda de muitos clientes.

Confira detalhes técnicos de duas opções qualificadas de fornos industriais da Rhomos!

O Forno RH F-50

Este forno industrial da Rhomos é um equipamento interessante, com altura de 260 milímetros, largura de 300 milímetros e comprimento de 460 milímetros. Este forno industrial tem capacidade para 50 kg, sua potência chega a 2.500 watts e ele trabalha em uma temperatura de até 400°C.

A tensão de trabalho deste forno é variável, e pode ser de 220 Volts, 380 Volts ou 440 Volts. O que é muito interessante neste forno industrial é o seu controlador de temperatura, feito por meio de um controlador digital duplo display.

Moderno e seguro, como todo forno industrial deve ser, este equipamento ainda possui três prateleiras removíveis, é altamente resistente em seu material de aço inoxidável, possui um acabamento de esmalte sintético, é pintado com fundo anticorrosivo e produzido em chapa de aço carbono 1020.

Este forno industrial possui ventilação forçada, timer com temporizador digital, sinalizador sonoro e certificado de calibração. É um forno poderoso, que comporta uma produção de alto volume.

O Forno RH F-500

Este forno industrial possui altura de 690 milímetros, largura de 555 milímetros e comprimento de 490 milímetros. Sua capacidade é de 500 Kg e sua potência é de 7.500 Watts. A temperatura de trabalho alcança até 400°C.

A tensão de trabalho pode variar entre 220 Volts, 380 Volts ou 440 Volts. A temperatura é controlada de forma digital, por um duplo display. Neste caso, o forno possui seis prateleiras removíveis, tem seu acabamento feito em esmalte sintético, produzido com chapa de aço carbono 1020 e recebeu uma camada de fundo anticorrosivo.

Seu sinalizador é sonoro, possui ventilação forçada, timer com temporizador digital e certificado de calibração.

Agora que você já conhece esses dois ótimos modelos de fornos industriais, que tal escolher o seu? Entre em contato com a equipe da Rhomos e receba mais informações técnicas sobre os fornos.