Os fornos para tratamentos térmicos são utilizados em diversos processos industriais. Esse tratamento é muito comum, pois a matéria-prima utilizada frequentemente é o aço, metal muito empregado em vários setores da indústria, além de ser um material muito bem aproveitado, já que sua utilidade é ampla em máquinas, ferramentas, utensílios, embalagens e para muitas outras finalidades.

O tratamento térmico é utilizado para alterar algumas propriedades do aço e, assim, ajudar a manuseá-lo da melhor forma e de acordo com o uso para o qual o material será destinado, maximizando o desempenho do produto. Ao ser exposto a temperaturas extremas, aquecendo e resfriando o produto, algumas propriedades do aço são alteradas, como é o caso das condições de dureza do material, fadiga, tenacidade, corrosão, ductilidade, resistência ao calor, propriedades elétricas, magnéticas e mecânicas, todas alteradas durante o processo.

O tratamento térmico pode acontecer em 3 etapas. São elas: aquecimento, manutenção de temperatura e resfriamento, sendo marcadas por dois aspectos.
O primeiro aspecto é o simples aquecimento e resfriamento do material, que altera as propriedades da massa do aço; e o segundo é a modificação superficial em uma camada fina da peça, onde produtos químicos são utilizados para aquecer o produto e resfriá-lo.

Ainda falando do aço, esse processo de tratamento térmico conta com fases diferentes, chamadas de têmpera, recozimento, cementação e nitretação, que juntas formam o processo completo.

Nenhum produto foi encontrado para a sua seleção.