Uma das principais maneiras de esterilização é através do calor a seco, feita de forma mais comum, com o apoio de uma estufa de ar quente. Esse tipo de estufa para esterilização aplica sobre o material o calor seco, que não tem um elevado poder de penetração, como acontece com o calor que possui bastante umidade.
Nessa condição, a estufa de esterilização utiliza uma temperatura extremamente elevada. O tempo de exposição da peça em uma estufa de esterilização também é prolongado.
Para que deve ser utilizada uma estufa de esterilização
A estufa de esterilização é indicada para ser utilizada em muitos locais, entre os quais podemos citar:
- Consultório médico;
- Consultório odontológico;
- Clínicas estéticas;
- Laboratórios;
- Centros de tratamento de podologia;
- Farmácias de manipulação;
- Para instrumentos cirúrgicos;
- Clínicas veterinárias.
Alguns cuidados necessários com a esterilização
Para utilizar corretamente a estufa de esterilização, é importante tomar algumas precauções. Uma delas é adotar as temperaturas corretas para cada material, já que o calor excessivo pode causar danos a alguns componentes. Um exemplo clássico é o aço, que quando exposto ao calor excessivo, acaba perdendo a têmpera.
Como é a estufa de esterilização?
A estufa de esterilização possui uma câmara e tem a almofada interna da porta feita com aço inoxidável. Também possui sistema de convecção natural do ar. Essa estufa conta ainda com um sistema eficiente de aquecimento, que funciona tanto nas laterais quanto na base do equipamento.
Como utilizar corretamente todos os tipos de estufa
Tanto para preservar o equipamento como para usar adequadamente as funções de uma estufa, seja ela de esterilização ou de esterilização/secagem, é fundamental tomar todos os cuidados, entre os quais podemos citar:
- Fazer a higiene completa dos artigos que serão esterilizados na estufa;
- Providenciar o aquecimento prévio da estufa;
- Usar as embalagens adequadas para os materiais;
- Colocar a quantidade correta de material na estufa para não atrapalhar a circulação de ar;
- Não sobrepor materiais;
- Calcular corretamente a temperatura;
- Não deixar que o termômetro encoste nos materiais que estão na câmara da estufa;
- Deixar a estufa completamente fechada durante o procedimento de esterilização.
Como é a estufa de secagem?
A estufa de secagem faz parte do equipamento, e sua função está disponível juntamente com a estufa de esterilização, formando uma unidade que se chama estufa de esterilização e secagem.
Por ouro lado, também existe somente a estufa de secagem disponível no mercado, cuja função é promover adequadamente a secagem de instrumentos e materiais, além de ser usada em controles de qualidade. É um equipamento bastante comum, encontrado com facilidade em:
- Consultório médico;
- Consultório odontológico;
- Centros de estética;
- Laboratórios;
- Clínicas veterinárias;
- Entre outros.
Características técnicas da estufa de secagem
A estufa de secagem possui câmara e almofada interna da porta em aço inoxidável. Ela também tem convecção natural de ar. Seu sistema de aquecimento está nas laterais e em sua base.
A diferença entre os dois tipos de estufa está justamente em suas funções, já que uma serve para esterilizar materiais e instrumentos, enquanto a outra serve para secar materiais e instrumentos.
Quer saber mais? Entre em contato com a equipe de vendas da Rhomos! Nós contamos com os principais tipos de estufas do mercado.
Comentar