Para dizer qual é a longevidade de uma estufa industrial, é preciso perceber que, como não se trata de um equipamento com prazo de validade, muitos fatores podem influenciar para prolongar a vida útil ou reduzir o tempo de trabalho desta ferramenta tão importante nos processos industriais.
Não é errado pensar que a longevidade de uma estufa industrial está diretamente ligada com a forma como ela é usada e com a manutenção que ela recebe. Como as estufas são equipamentos feitos para acumular calor e manter a temperatura programada, caso não estejam cumprindo bem o seu papel e registrando queda de temperatura e de rendimento, alguma atitude deve ser tomada imediatamente para determinar e manter a longevidade da estrutura.
Podemos destacar que a vida útil de uma estufa industrial é estimada através dos seguintes itens:
- Qualidade do equipamento;
- Uso correto e adequado do equipamento;
- Manutenção preventiva e corretiva;
- Recuperação e reforma da estufa, quando for necessário.
Todos estes requisitos fazem diferença no tempo de vida útil de uma estufa e, quando eles são levados em consideração, pode-se dizer que a longevidade de uma estufa industrial é muito grande, praticamente incalculável.
Como manter a longevidade da estufa industrial?
A manutenção é a palavra-chave para garantir a longevidade de uma estufa industrial. Somente com práticas preventivas programadas é possível fazer um equipamento durar bastante, sem apresentar problemas.
Sobre os benefícios da manutenção para o tempo útil de uma estufa industrial, é importante destacar que:
– A manutenção preventiva mantém a estufa sempre com boa estrutura, ajustando a potência correta, verificação da temperatura de trabalho, troca das prateleiras danificadas, observação de fuga de calor, cálculo do tempo de resposta da estufa, reparos nos acabamentos de proteção, entre outros;
– A manutenção corretiva é necessária para reparar imediatamente problemas que podem parar a produção ou inutilizar o equipamento, causando imensos prejuízos;
– A manutenção, de uma maneira geral, deve estar programada por uma indústria e contar com uma equipe profissional terceirizada, especializada e cuja finalidade de negócio seja controle, ajuste, manutenção e recuperação de estufas industriais.
As estufas industriais sofrem desgaste natural do trabalho e também da sua natureza de composição, já que precisam alcançar e manter altas temperaturas para que a atividade seja produtiva e eficiente.
A temperatura elevada já é um fator suficiente pare que a troca de componentes da estufa seja feita com certa frequência. O mau uso do equipamento também gera desgastes e causa problemas, sendo necessário contar com o apoio da equipe e com o espírito de colaboração dos funcionários para que o equipamento não seja danificado.
Como é possível observar, a longevidade de uma estufa industrial depende do ambiente em que ela se encontra, das pessoas que a utilizam, mas principalmente da manutenção que ela recebe.
Rhomos: Manutenção e Recuperação de Estufas Industriais
A Rhomos possui uma equipe experiente para garantir a longevidade da sua estufa industrial. Nossa equipe trabalha com processos inovadores e tecnológicos para apresentar as melhores opções de manutenção preventiva e corretiva, necessárias para que o equipamento funcione bem e por muito tempo.
Entre em contato com a nossa equipe e obtenha informações detalhadas de como manter a longevidade da estufa da sua empresa! Nosso compromisso é com você!
Comentar