Forno RH E-1500 ESPECIAL (2)

Os principais segmentos que usam um forno industrial

Entre os vários equipamentos indispensáveis para a produtividade e a eficiência de indústrias de diversos segmentos, os fornos industriais figuram como elementos-chave, que colaboram diretamente em diversos processos, como os de secagem, cura e processamento térmico e químico.

Estes fornos estão presentes em indústrias metalúrgicas, aeroespaciais, de usinagem, entre outras, e encontram inúmeras finalidades de aplicação, seja na preparação de materiais ou no alcance do resultado final esperado na fabricação de produtos.

O grande benefício dos fornos industriais é que eles são extremamente versáteis e funcionais, encontrando espaço em indústrias que trabalham com grandes e pequenos volumes de peças e produtos. As especificações de cada forno industrial se encaixam perfeitamente para cada nicho de mercado, levando em consideração a real necessidade do cliente em termos de temperatura, tamanho e configuração do forno.

Como os fornos industriais são utilizados atualmente?

Os fornos industriais são amplamente utilizados em atividades como:

  • Processamento químico;
  • Processos de Usinagem;
  • Indústria de Eletrônicos;
  • Produção de alimentos;
  • Pré-tratamento e pinturas de materiais;
  • Soldas de Montagem;
  • Secagens em geral.

Os principais modelos de fornos industriais do mercado são os destinados à cura, que provocam reações químicas por meio de temperaturas específicas; e à secagem, que atuam para remover a umidade. Além disso, também existem os fornos que trabalham com funções combinadas de cura e secagem no mesmo equipamento.

Normalmente, os fornos industriais são projetados com zonas de aquecimento e de arrefecimento, além de garantirem funções específicas para um rigoroso controle de temperatura.

Um uso bastante comum do forno industrial é na indústria aeroespacial, ambiente no qual é importante para o processo de fabricação de peças, a partir do tratamento e recozimento do metal. Nesse setor, os fornos são usados para reforçar as peças.

Características dos fornos industriais modernos

No passado, era comum que as indústrias utilizassem fornos à base da queima de combustíveis. Hoje, no entanto, esse perfil de forno é considerado obsoleto e prejudicial ao meio ambiente. Por isso, as novas características do forno industrial estão concentradas nas tecnologias para funcionamento elétrico.

O forno industrial elétrico é considerado eficiente, silencioso e com maior controle, precisão e consistência de aquecimento. Os fornos industriais modernos contam com controladores inteligentes, que podem ser empregados no processo produtivo ​​para assegurar a temperatura ideal. Estes fornos apresentam desempenho superior e garantem economia para as indústrias.

Para cada segmento industrial é possível encontrar uma solução personalizada de forno, com o objetivo de alcançar uma maior eficiência e uma cobertura mais ampla para os processos de produção.

Confira os modelos de fornos industriais da Rhomos, que são referência em longa vida útil, eficiência e qualidade. Contamos com modelos diversificados, com variadas capacidades, potências, temperaturas de trabalho, tensões e tipos de controladores de temperatura.

Os fornos ainda podem conter opcionais importantes, como sinalizador sonoro, ventilação forçada e timer temporizador digital. Rhomos, tecnologia de estufas, fornos e soldas!

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *